Jornal do Itacorubi
2018




No Itacorubi tem mata, morro, mangue, cemitério, universidades, tratamento ao câncer... o bairro só não tem praia - formação geológica tão representativa de Florianópolis e grande atração turística da cidade - e ainda não tinha um jornal de bairro em circulação.

O Itacorubi, além de ser o bairro onde está localizada a faculdade de Artes Visuais da UDESC, a qual estamos vinculados, foi também escolhido porque a construção do campus foi determinante no modo de ocupação e urbanização da região.

O Jornal do Itacorubi tem 32 páginas com diagramação, tamanho, formato e papel típicos de jornais convencionais. Desloca a temporalidade usual de um jornal ao possuir apenas uma edição (desenvolvida ao longo de 2018) e misturar reportagens sobre dados atuais com fatos históricos. Aborda questões pertinentes ao bairro, tais como a especulação imobiliária e a poluição ambiental, intercaladas com receitas de bolo e cruzadinhas.

O impresso foi distribuído gratuitamente em diversos estabelecimentos do bairro, além de entregue na rua e de porta-a-porta.


Disponível no ISSUU

Editorial

Ficha técnica



︎ Matéria sobre o Jornal do Itacorubi no site da UDESC