Desengordurar é um processo alquímico por meio do qual é realizada a eliminação de gorduras. Combina dois momentos: a solidificação, quando produzimos o sabão, e a dissolução, quando limpamos ou lavamos superfícies, objetos e roupas de uso cotidiano.

A arte de utilizar a própria gordura, devidamente acondicionada e combinada com outros elementos, para eliminar gorduras é um conhecimento que costumava ser transmitido por meio da cultura oral. Conforme a região, o clima e os hábitos da comunidade, desenvolviam­-se receitas, cujos segredos dominavam os antigos. Tais práticas foram substituídas por processos industriais e absorvidas pela lógica mercadológica, de modo que as pessoas deixaram de produzir o próprio sabão para comprá-­lo pronto. O óleo de cozinha usado tornou­-se um rejeito e adotou-­se o detergente industrial. Tanto um quanto outro, quando dispensados, contaminam o solo e mananciais de água.

Produzir o próprio sabão é um meio de recuperar o sentido do "fazer com", uma tática desviacionista dentro do sistema de reprodução econômica. É uma forma de descondicionamento dos usos e costumes, lembrando que é na esfera do cotidiano e das micropolíticas que nossas práticas de fato se concretizam, é por meio da experiência no real que podemos desarmar as estruturas e criar redes de colaboração para relembrar os meios tradicionais de fazer as coisas necessárias para o dia­-a-­dia. Deste modo, por meio de encontros e oficinas, o projeto Desengordurar tem como objetivo pensar a desconexão entre nossas escolhas e atos cotidianos e os impactos que causamos.