Cine-Muquém
início em 2015


Série de projeções em espaços públicos. A primeira ocorreu no pátio da sede abandonada da Escola Básica de Muquém, em Florianópolis.
Mais do que projetar vídeos em espaços públicos, o Cine-Muquém se propõe à exibição de audiovisual que se relacione aos contextos (físicos e cronológicos) de cada projeção.


“Girimunho” de Helvécio Marins e Clarissa Campolina no pátio da Escola de Muquém - 29/01/2015



Limbo” de Cao Guimarães no Ceart, UDESC - 28/05/2015. Uma cópia do filme foi doada pelo artista ao acervo do grupo de pesquisa.




“Pesquisa da Universidade” no pátio Ceart, UDESC - 03/09/2015. Projeção do vídeo resultante da Residência no Camping do Rio Vermelho, realizada em dezembro de 2014.



“Retrospectiva 1996” em um edifício na Rua Felipe Schmidt, centro de Florianópolis - 26/01/2016
Principais acontecimentos do ano de 1996 segundo a Rede Globo. Projetamos na rua o programa completo, quase vinte anos depois de realizado e exibido por essa emissora.



“Paseo de Olla” durante o Festival de Guerreio, UDESC - 28/04/2016



Aberturas de novelas na fachada do Clube Doze de Agosto, Avenida Hercílio Luz, centro de Florianópolis - 15/06/2016
Novelas são uma sequência de acontecimentos ordenados em capítulos. Dramáticos e sensacionais, os acontecimentos são interrompidos, em seus auges da tensão, ao término de cada capítulo a fim de garantir a audiência nos subsequentes.
O espectador se emociona com as novelas e vive os seus dramas. Compadece-se, sofre e se angustia com os problemas exibidos e comemora os triunfos das personagens principais.
Compilamos algumas novelas televisivas produzidas e exibidas pela Globo, SBT, Record, Band e a extinta Rede Manchete. Novelas de distintas épocas, que despertam variadas, embora coletivas, lembranças. Projetamos no espaço público da rua, em sequência, não os capítulos, mas as também dramáticas e sensacionais vinhetas de abertura dessas novelas.




Estreia do projeto Cine-Muquém em janeiro de 2015 na Escola de Ensino Básico de Muquém, no bairro do Rio Vermelho, em Florianópolis.