Bomba y revolución
2015




Bomba e revolução é o projeto que desenvolvemos em novembro de 2015 em Bogotá, no contexto da residência na Facultad de Artes da Universidad Nacional de Colombia. A proposta inicial era produzir uma publicação e um vídeo a partir da pesquisa sobre a relação entre os espaços públicos e a soberania alimentar na cidade.

Na Universidad Nacional de Colombia nos envolvemos com a problemática da destruição por ordem administrativa das hortas e jardins cultivados no campus pelos estudantes. Os projetos eram iniciativas de estudantes de diferentes cursos e, algum deles eram financiados pela própria universidade.

Como resposta a esse contexto propomos a oficina Bomba e revolução, dentro da qual realizamos deslocamentos, leituras, produção de bombas de sementes, revolução da palha (técnica permacultural de enriquecimento do solo) e intervenções com estacas de madeira, fita sinalizadora e a placa "Investigación de la Universidad", delimitando o que sobrou de algumas das antigas hortas.

Em um domingo fizemos um paseo de olla, uma tradição colombiana que acontece a partir de uma viagem a um lugar apartado da cidade, geralmente às margens de um rio, onde os participantes se reúnem para socializar, fazer fogo e cozinhar. Do passeio à localidade de La Virgen, interior do departamento de Cundinamarca, resultou um documentário em vídeo.

Pesquisamos também a movimentação do comércio informal e das feiras de rua na cidade, dentro do próprio campus universitário e na Carrera Séptima, rua do centro de Bogotá de grande movimento popular que recebe comerciantes especialmente aos domingos.

A publicação que resultou desse processo foi lançada na Semana de la Agroecología com uma oficina de produção de bombas de sementes no jardim central da Universidad Nacional e com o bombardeio de sementes pelo campus.







Marmitex 4: Bomba y revolución


Disponível no ISSUU

Editorial

Ficha técnica






Paseo de Olla
vídeo, 18m57s, cor, som 

Direção: Rodrigo Brum

Disponível no YouTube






Bomba e revolução no MAR
2015



Proteções de daninhas na Zona Portuária, na Praça Mauá e no pátio do Museu de Arte do Rio



Residência na Escola do Olhar durante o Seminário Sustentabilidade, Educação e Arte realizado no Museu de Arte do Rio em dezembro de 2015, seis meses antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016.



Produção de bombas de semente na feira de trocas dos vizinhos do MAR




Ação com a faixa "Chega de novela" na Praça Mauá




︎ Texto sobre o projeto