Aulas e oficinas são oportunidades de aprendizado mútuo e experimentações coletivas.



Oficina de mídias táticas para produção do Jornal do Itacorubi. Programa de extensão Mídias táticas (CEART/UDESC). Florianópolis, abril a junho de 2018.
Entre as atividades realizadas, para conhecer mais sobre o bairro e as suas histórias, teve até passeio pelo cemitério municipal situado no Itacorubi, guiado pelo coveiro.




Oficina de mídias táticas com os alunos do curso de design do 3º e 4º anos do Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura - M_EIA em Mindelo na Ilha de São Vicente em Cabo Verde no período de 03 a 12 de julho de 2017.
A oficina propôs a realização de uma publicação a partir de uma vivência no barco Tarrafal que encontra-se abandonado na baía do Porto Grande em Mindelo, aguardando seu desmantelamento. Além de realizar pesquisa sobre a sua história, os participantes foram em busca de todo tipo de informação, como por exemplo, documentos e objetos encontrados no interior do barco e relatos e registros de pessoas que viajaram no Tarrafal.
As informações e os materiais encontrados, assim como entrevistas, registros fotográficos, relatos de pessoas que viajaram no barco e que tenham alguma história para contar foram utilizados para a produção da publicação.
Acessar "Tarrafal", publicação produzida na oficina.




Encontro de beleza, 2017.
Os dois primeiros encontros foram oferecidos em um dos ateliês da faculdade de Artes Visuais da UDESC e foi assim anunciado: “A fotografia está excelente, a performance rendeu belas imagens, o seu bordado é impecável - mas e os poros, como estão?!” A proposta é se reunir para dividir e experimentar truques caseiros de beleza e cuidados e si enquanto se discutem os padrões inalcançáveis de beleza vendidos pela publicidade e pela indústria de comésticos. Na segunda edição o Encontro contou com a participação da convidada Alice Salvador, estudante de Artes Visuais, que ensinou a fazer a máscara preta removedora de cravos, àquela época coqueluche na internet.
A terceira edição (29/09/2017) foi oferecida para o nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Lauro Muller, como programação da Semana Integrada do CEART/UDESC.




Oficina de mídias táticas no projeto Verão Cultural CIC 2017, Centro Integrado de Cultura, Florianópolis, janeiro a fevereiro de 2017. A oficina propõe a criação de impressos para veiculação no espaço público com o objetivo de propiciar uma experiência de produção gráfica e de ação direta no espaço urbano por meio da experimentação com as mídias táticas. São apresentadas possibilidades de produção gráfica de baixo custo que abrangem táticas de autopublicação, contrapropaganda e intervenção no ambiente urbano, valendo-se do caráter multiplicador próprio destes processos.




Oficina de mídias táticas na Semana de Artes e Design do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 22 a 24 de novembro de 2016, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Foram realizados experimentos de contrapropaganda com o recurso da serigrafia e uma ação de jardinagem com a realização de um proteção de daninhas e bombardeio de sementes.




Oficina de respiração e voz no pátio do Centro de Artes da UDESC no dia 01 de novembro de 2016. Oficina teórico-prática para falar sobre a importância da respiração e propor atividades para aprender a respirar melhor além de ensinar truques para obter o máximo de nossa voz. Ministrada por Laurielen Cardoso, estudante de fonoaudiologia da UFSC. A oficina foi oferecida enquanto a reitoria estava ocupada por estudantes que se manifestavam contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio.




Oficina de mídias táticas na disciplina de Processos Gráficos do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina realizada em setembro de 2016 em Florianópolis.
Foram produzidos materiais gráficos de baixo custo para a aplicação no espaço urbano como faixas e lambes.




Oficina de vídeo no Centro de Educação Delta Cultura na cidade de Tarrafal em Cabo Verde na África, realizada de 15 a 25 de novembro de 2016. Atividades prático­-teóricas para familiarizar os alunos com os procedimentos do vídeo­-documentário e sua história e a produção de um documentário.




Oficina de zine no Centro de Educação Delta Cultura na cidade de Tarrafal em Cabo Verde na África, realizada de 21 a 25 de novembro de 2016. As atividades consistiram em práticas a partir de caminhadas pela comunidade Tarrafalense, desenhos de observação, colagens, mapeamento de saberes locais e a produção de um zine coletivo. Acessar "Mora Beza", publicação produzida na oficina.




Oficina Desengordurar no Centro de Artes da UDESC, Florianópolis, agosto de 2016, durante o XI Ciclo de Investigações em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC cujo tema era "Des_". Oficina de sabão artesanal com água, soda cáustica e óleo de cozinha. Como proposta da oficina, ainda rolou lavação de roupas na universidade com a receita de sabão produzida anteriormente. Saiba mais sobre o projeto e conheça as receitas testadas.




Oficina de culinária PANC (Plantas Alimentícias Não-Convencionais) durante o Festival de Guerreio na Universidade do Estado de santa catarina em Florianópolis  em 28/04/2016.  Tatiana Rosa é doutoranda em Artes Visuais e pesquisa práticas de cuidados de si. Na oficina compartilhou receitas PANCs - as Plantas Alimentícias Não-Convencionais de nossa rica flora e usualmente desconhecidas ou desvalorizadas. Ao fim, foi servido em pratos confeccionados com caixas de leite reutilizadas, um saboroso e nutritivo almoço.




Visita técnica a região alagadiça no campus da UDESC e aula sobre princípios da permacultura na área de Passaic com Professor Arno Blankensteyn do curso de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina em março de 2016.




Projeto Horta no Centro de Atenção Psicosocial - CAPS da Prefeitura de Florianópolis realizado entre agosto a outubro de 2015. Durante o período acima citado acompanhamos pacientes do CAPS no manejo de uma horta do local e que se encontrava em estado precário. Os encontros eram semanais, nossa intenção, além da recuperação da horta, era de trazer a importância de produzirmos nosso próprio alimento e dos cuidados que devemos ter com a terra.




Oficina com Erechim, O Panelinha, na Udesc, 19/11/2015. José de Erechim é conhecido como “o panelinha” pelos jogos de panelas portáteis que ele faz. Vendas de miniaturas com reutilizações de latinhas são populares em centros urbanos e Erechim garante o diferencial das suas peças, de melhor finalização e maior durabilidade devidos ao capricho e aprimoramento do método aprendido em suas viagens pelo país. Durante a oficina - paralela às oferecidas pela universidade em comemoração aos trinta anos do Centro de Artes - Erechim contou algumas de suas vivências errantes como morador de rua em diversas cidades brasileiras; suas táticas, os locais prediletos e a prática artística preservada perante tantas adversidades.




Oficina de costura com Dona Irma na Associação dos Moradores do Jardim Castanheiras em 11/10/2015 em Florianópolis. Vinda de Santa Maria/RS para passar uns dias na Ilha de Santa Catarina, Dona Irma compartilhou truques de corte e costura para a confecção de bolsas e acessórios no espaço da associação.




Aula e coleta de palha com alunos do curso de graduação em Artes Visuais no camping do Rio Vermelho em 12/06/2015. O camping está localizado em uma área de preservação ambiental no norte da ilha de Florianópolis e neste período oferecia aos frequentadores e a comunidade em geral oficinas e atividades diversas voltadas para práticas agroecológicas como compostagem, horticultura, telhados vivos, viveiragem. Durante a aula, o agrônomo Ícaro Pereira nos apresentou as composteiras e a horta do camping. Fizemos uma coleta de palha que foi conduzida até a universidade para alimentar o terreno onde localiza-se o Projeto Passaic.




Oficina de zine com Letícia Lima como parte da programação do curso de Interfaces Gráficas da graduação em Artes Visuais da Udesc realizado nos meses de maio e junho de 2015. Rita Maria viaja sozinha é o título do zine resultante da oficina, abordou a problemática da mulher em suas andanças solitárias. Foi lançado durante o Sarau da Rita, evento final do curso realizado no Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis/SC. Acessar "Rita Maria viaja sozinha", publicação produzida na oficina.




Aula aberta ministrada por Bruna Maresch e Nara Milioli na Ponta do Coral em 26/03/2015. A Ponta do Coral, na Beira-Mar Norte, é a última ponta na região central de Florianópolis, muitas outras foram aterradas. A aula aberta propôs debate sobre usos dos espaços públicos e o questionamento dos interesses em tais espaços.



Residência artística no Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho, Florianópolis, em dezembro de 2014. Proposta da professora Nara Milioli para o curso Intervenção no espaço público do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.